“As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água” é um espetáculo musical infantil somente com bonecos em cena, de vários tipos e tamanhos, encenado pelo Grupo Giramundo e com músicas da Palavra Cantada, que estreou em 2019 e, em 2022, entrou em cartaz com apresentações nos teatros brasileiros. O musical passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, dentre outros estados, com seus bonecos criados e confeccionados por Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, que assina a direção artística junto com Sandra Peres.
No roteiro de autoria de Fernando Salém, tudo começa com uma forte tempestade que acaba em um lindo arco-íris. A partir daí, Pauleco e Sandreca conhecem vários novos amigos, como o Pingo, o Rejeito, o Trom Pet e a Maré. Sempre acompanhados da Bolsa Mágica e do Relógio da Amizade, a dupla e toda sua trupe passam por vários lugares incríveis ao redor do mundo, aprendendo muito sobre a importância da água e da preservação do meio ambiente. O espetáculo tem músicas compostas pela Palavra Cantada – Sandra, Paulo e parceiros, além de Fabio Brazza, que compôs a canção do personagem Pingo.
O cenário é composto por vídeos, animações e objetos que também interagem com os bonecos, controlados por seis marionetistas. Ao todo, 11 canções embalam as aventuras de Pauleco, Sandreca e sua trupe de amigos, todas arranjadas, orquestradas e regidas por Ruriá Duprat para orquestra sinfônica, que também assina a direção musical com Sandra Peres. Os bonecos foram criados especialmente por Beatriz Apocalypse, a partir de resíduos e materiais de descarte. Para isso, o Grupo Giramundo contou com a parceria da Asmare (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável) na coleta do material utilizado.
Para Sandra Peres, responsável pela direção musical e direção geral do espetáculo: “A retomada da apresentação do musical é muito emocionante para nós. Ele marca um momento importante da trajetória da Palavra Cantada. Há alguns anos criamos os personagens Pauleco e Sandreca, conhecidos por meio dos clipes no YouTube. Agora, com o musical, eles ganham personalidades, ganham vida. É um universo de possibilidades que se abre para além dos nossos shows, que continuaremos a fazer. Com esses personagens nos palcos, no cinema de animação e em outras formas de expressão artística, poderemos levar a um público muito maior nossas músicas e nossos conteúdos, de forma criativa e acessível. Sobre o musical, é a realização de um antigo desejo. Eu e o Paulo tínhamos uma coleção de músicas em torno do tema água e ao mesmo tempo queríamos dar vida aos personagens. O extraordinário talento criativo e sensibilidade do Giramundo deram um relevo especial a esse desejo”.
Para Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, esse espetáculo se associa a uma data muito importante: “Para mim, o musical faz parte das comemorações dos 50 anos do Giramundo, que foram interrompidas por dois anos. É um espetáculo de bonecos criados com objetos descartáveis, brinquedos, eletrônicos, roupas, madeiras, visando uma maior conscientização de todos. Tudo pode ser imaginado, sonhado e transformado. Que venham mais 50 anos do Giramundo, mutante como a Água e encantador como a Palavra Cantada.”
Em tempo, o espetáculo “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água” é idealizado e realizado pela Palavra Cantada, com fomento e comunicação da Oficina de Alegria, apresentado pelo Ministério do Turismo, e tem o patrocínio da SulAmérica e Iguá Saneamento.
A ideia é voltar com as apresentações em 2023. Portanto, fique atento em nossa agenda!